banner certo

Após quase mil mortes por ebola, OMS declara emergência e lista medidas para conter vírus

 
Entidade defende resposta coordenada para interromper e reverter a disseminação da doença
Transmissão do vírus ebola foi detectada até agora em quatro países do oeste africano AP
A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou nesta sexta-feira (8) uma emergência internacional de saúde por conta da disseminação do vírus ebola, que já matou mais de 930 pessoas desde março no oeste da África.
A entidade disse que uma resposta internacional coordenada é essencial para interromper e reverter a disseminação da doença. As medidas anunciadas pela OMS não incluem restrições a viagens internacionais ou ao comércio.
Mas os países-membros deverão preparar medidas para detectar, investigar e administrar eventuais casos de ebola, incluindo em aeroportos, segundo a OMS.
O anúncio da OMS foi feito após uma reunião de emergência de dois dias na Suíça, convocada para discutir o surto da doença.
Segundo a agência, o surto de ebola, o pior da história, é "um evento extraordinário".
Até agora, somente foram detectados casos de transmissão da doença neste ano em Serra Leoa, Guiné, Libéria e Nigéria, mas teme-se que o vírus, que é altamente contagioso, possa se espalhar para outras partes do mundo.
Em comunicado, a OMS informou que "as possíveis consequências de uma disseminação internacional maior são particularmente sérias em vista da virulência do vírus, dos padrões intensivos de transmissão na comunidade e em áreas médicas, e dos fracos sistemas de saúde nos países atualmente afetados e sob maior risco".
Entre as recomendações feitas pela OMS estão:
Aumento da vigilância para detectar potenciais casos, informações atualizadas para as populações das áreas afetadas e medidas efetivas para conter os riscos para os profissionais de saúde. Segundo a organização, há muitos obstáculos nos países afetados, incluindo "sistemas de saúde muito fracos" e a falta de profissionais, de técnicos de laboratórios e de roupas de proteção.
Mas para Keiji Fukuda, chefe do setor de segurança de saúde da OMS, a disseminação do vírus ebola pode ser contida com as medidas corretas para lidar com as pessoas infectadas.
— Essa não é uma doença misteriosa. É uma doença infecciosa que pode ser contida. Não é um vírus que é transmitido pelo ar.

BBC Brasil
Comentários
0 Comentários