banner certo

5 truques aprovados pela ciência para flertar como um profissional

Confira uma série de estudos científicos que nos ensinam como usar a linguagem corporal a nosso favor na hora da conquista

Os truques que nós revelamos aqui são baseados nos resultados de diversos estudos científicos selecionados pela revista TIME. E a boa notícia é que as dicas que você confere abaixo servem para homens e mulheres – porque, além de saber flertar, é fundamental perceber quando alguém está dando em cima de você também, não é mesmo?

Mas isso realmente funciona?

Algumas pessoas podem até não acreditar, mas vários estudos já comprovaram que uma troca de olhares, gestos adequados e toques discretos podem fazer toda a diferença na hora de conquistar uma pessoa. Existem pesquisas, inclusive, que afirmam que tudo isso é mais importante do que ser atraente.
Nesse sentido, a Dra. Monica Moore, psicóloga da Webster University, nos Estados Unidos, conduziu um estudo sobre técnicas de paquera em bares, shoppings e outros lugares que as pessoas frequentam para conhecer outras pessoas. A pesquisadora concluiu que não são exatamente os homens e as mulheres mais bonitos que atraem pretendentes, mas aqueles que demonstram disponibilidade e confiança através de sinais básicos, como contato visual e sorrisos.
Então, agora que você está convencido de que o flerte funciona, confira alguns truques que farão de você um profissional na arte de paquerar.

#1 – Sorria e faça contato visual

ShutterstockFonte: Shutterstock
 
Quando os olhares se cruzam e um sorriso aparece, suas chances de conquista aumentam consideravelmente. Os pesquisadores já apontaram que esses dois gestos são universais e funcionam para homens e mulheres.
“...as evidências disponíveis sugerem que homens e mulheres ao redor do mundo compartilham muitos comportamentos não verbais para demonstrar interesse. Sorrir e fazer contato visual parecem ser métodos universais utilizados por homens e mulheres”, é o que afirma um dos estudos selecionados pela TIME.

#2 – Invista nos toques

ShutterstockFonte: Shutterstock
 
Se você tiver a oportunidade de chegar mais perto da pessoa que despertou seu interesse, você pode aproveitar esse momento para investir nos toques. Mas isso não significa que você vai sair pegando e abraçando sua (ou seu) pretendente. Por esse motivo, os pesquisadores classificaram os toques em diferentes tipos e definiram o que eles podem indicar para a outra pessoa.
  • Amigáveis: aperto de mão e empurrões ou tapinhas no ombro
  • Significativos: toques ao redor do pescoço e da cintura ou no antebraço
  • Infalível: toques no rosto
“O comportamento que os participantes classificaram como o que mais indica o flerte e a atração é um toque suave no rosto, seguido pelo toque ao redor do pescoço e da cintura e depois um toque suave no antebraço. Além disso, o toque gentil e informal, que ocorre face a face ou envolve abraços, parece ser o que mais demonstra outras intenções”, relata uma pesquisa.
E rapazes: também ficou comprovado que um simples toque no antebraço de uma garota aumenta as chances de você conseguir o telefone dela.

#3 – Esteja atento às diferentes situações

ShutterstockFonte: Shutterstock
 
Nós nos comportamos de maneiras diferentes em situações e locais diferentes. Por isso, essa regra também é válida quando você for flertar com alguém. Isso faz com que os primeiros sinais – sorrisos e contato visual – precisem ser mais enfáticos em ambientes mais formais para que surtam efeito. Confira as conclusões de um estudo:
“Para cada contexto, os participantes informaram se acharam que o desconhecido estava flertando com eles ou não. Os resultados revelaram porcentagens consideravelmente mais altas de respostas positivas quando o desconhecido estava em um bar em vez do corredor de uma escola (61% versus 49%), quando o desconhecido se mostrou esforçado em oposição a um contato visual mal-estabelecido (68% versus 41%) e quando o desconhecido fez um elogio em vez de perguntar as horas (83% versus 26%)”.
Isso nos permite concluir que a sensação de que alguém estava interessado é mais forte quando o desconhecido se esforça para fazer um elogio em um bar, que é o tipo de ambiente que facilita o contato entre as pessoas.

#4 – Seja visto

ShutterstockFonte: Shutterstock
 
Durante a conquista, as mulheres têm alguns recursos como exibir os cabelos ou cruzar as pernas. Mas o que os homens podem fazer para atrair o sexo oposto? Se você também imaginou que exibir seus dotes físicos seria a melhor alternativa, está enganado.
Pesquisas demonstraram que a paquera que tem como principal objetivo a atração física não surte resultado no caso dos homens. Na verdade, o segredo está em demonstrar dominância social. Confira o estudo:
“Os resultados indicaram que os homens que iniciaram um contato romântico com sucesso com uma mulher exibiram um número maior de tipos específicos de comportamentos não verbais do que outros homens. Especificamente, os homens que tiveram sucesso estabeleceram contatos visuais mais breves, ocuparam melhor o espaço com seus movimentos (isto é, posicionaram o corpo de maneira a ocupar mais espaço, como estender o braço em uma cadeira), mudaram de lugar mais frequentemente no bar e tocaram mais vezes os homens a sua volta (isto é, tocaram ou acotovelaram de maneira divertida outros homens).”
A partir daí, os pesquisadores concluíram que esses aspectos da dominância social chamam mais a atenção das mulheres.

#5 – Flerte de verdade

ShutterstockFonte: Shutterstock
 
Se você já tentou algumas das dicas acima, mas não obteve o resultado que esperava, talvez esteja na hora de rever seus métodos. Em meio a todas essas pesquisas, os especialistas encontraram pessoas que acreditavam que estavam transmitindo corretamente a mensagem quando, na verdade, os outros não percebiam que elas estavam flertando.
“Uma série de investigações mais recente feita por Vorauer e seus colegas demonstrou que o medo de ser rejeitado por um pretendente pode produzir uma tendência prejudicial. A ‘tendência de amplificação do sinal’ ocorre quando a pessoa acredita que seu comportamento comunica mais interesse romântico a um pretendente do que realmente acontece, e então a pessoa não percebe que não transmitiu adequadamente seus sentimentos de atração”, informa a pesquisa.
Na dúvida, a dica é investir em todos esses truques e ser um pouco mais enfático na próxima vez em que você quiser conquistar alguém.

* * *

Se você quiser conferir detalhes dos estudos científicos citados acima, não deixe de acessar o site da TIME (em inglês). Mas, antes disso, nos conte quais são os truques que você usa para ter sucesso na hora da conquista.

Comentários
0 Comentários