banner certo

Por que as mulheres não podem se tornar papa?

Descubra as razões pelas quais as mulheres não podem ser pontífices.
Você já deve ter lido sobre o que uma pessoa precisa fazer para poder se tornar Papa — começando pelo requisito mínimo de ser católica e homem. Mas você sabe por que é que as mulheres não podem se candidatar ao posto de chefe máximo da Igreja Católica?
Na verdade, a resposta é bem simples, e nos leva a outro debate: as mulheres não podem se tornar Papa porque elas não podem ser ordenadas como padres da Igreja Católica. Segundo o LiveScience, essa tradição — superantiga! — de não existirem “padres mulheres” vem da ideia de que Jesus Cristo escolheu 12 homens para serem seus apóstolos, e estes, por sua vez, também elegeram outros homens para darem continuidade a seus legados.
Assim, de acordo com essa lógica, se Jesus quisesse que as mulheres se tornassem “padres”, elas teriam sido escolhidas para serem apóstolas. Além disso, durante a missa, um dos rituais mais simbólicos realizados pelos padres é o da eucaristia, durante o qual eles reencenam o que Jesus fez na última ceia, compartilhando o pão e o vinho com seus seguidores. E os sacerdotes não querem que esse ato seja protagonizado por uma mulher. Afinal, Cristo era menino!

Nada de Papisas!
 
Mesmo se um dia a maioria dos líderes da Igreja fosse a favor de que as mulheres pudessem se tornar padres e, portanto, papas (ou papisas), a verdade é que essa questão nem sequer é contemplada para discussão — pelo menos não em breve. Esse diálogo iria contra uma tradição estabelecida há séculos, e ir contra essa tradição seria entendido como uma demonstração pública de falta de respeito com relação aos dogmas católicos.
Em contrapartida, há quem argumente que o fato de os apóstolos escolhidos por Jesus serem pescadores judeus jamais foi considerado como um pré-requisito na hora da ordenação dos padres. Além disso, Cristo também costumava estar rodeado de mulheres, que exerceram papéis muito importantes em sua vida. Contudo, como esse aspecto faz parte da doutrina oficial da Igreja, mudá-lo até seria possível, mas muito pouco provável.
Comentários
0 Comentários