banner certo

Conheça 4 das paisagens naturais mais bizarras do planeta

Embarque conosco e confira algumas belezas incríveis que se encontram espalhadas pelo mundo.

O que não falta no nosso incrível planeta são paisagens naturais de tirar o fôlego. Contudo, também existem alguns lugares que surpreendem por serem ao mesmo tempo belos e megacuriosos. A natureza é realmente caprichosa, e você pode conferir algumas de suas obras mais incríveis a seguir:

1 - As Portas do Inferno

Fonte da imagem: Reprodução/all that is interesting




Localizado no Turcomenistão, país que fica na Ásia Central, o incrível local acima é semelhante ao “Portal do Inferno” descoberto na Turquia recentemente. Descoberto em 1971 por um grupo de geólogos no deserto de Karakum, trata-se de buraco formado depois do colapso de uma caverna repleta de gás natural.
As Portas do Inferno contam com 70 metros de diâmetro e estão em chamas há 40 anos, quando os geólogos, com medo de que o gás escapasse e pudesse afetar os vilarejos próximos, decidiram atear fogo no buraco.

2 - Cachoeiras de Sangue

Fonte da imagem: Reprodução/Discover

Embora realmente pareça que uma enorme quantidade de sangue esteja escorrendo pelo gelo, essa curiosa paisagem se encontra na geleira de Taylor, na Antártida. Devido à grande concentração de sal, essa geleira não se encontra congelada junto à rocha sobre a qual ela se encontra, e a coloração vermelha da água é provocada pela oxidação do ferro. Mas é a forma como o processo de “tingimento” ocorre que é o mais incrível!
Os cientistas descobriram que existe um bolsão de água salgada que foi bloqueado há milhões de anos por um glacial, e nesse lago subterrâneo se formou um raro ecossistema composto por bactérias capazes de metabolizar o enxofre e os íons de ferro presentes na água, resultando na intensa cor vermelha da cachoeira.

3 - Rio Tinto

Fonte da imagem: Reprodução/all that is interesting

Ao contrário das Cachoeiras de Sangue da Antártida, que são um fenômeno natural, o Rio Tinto, localizado na região da Andaluzia, na Espanha, é o resultado de milhares de anos de mineração. Com águas extremamente ácidas, a sua coloração vermelha se deve à presença de diversos minerais, principalmente o ferro.
Até bem pouco tempo atrás, acreditava-se que nenhuma forma de vida poderia sobreviver ao ambiente inóspito oferecido pelo rio. No entanto, a descoberta de microrganismos em suas águas despertou o interesse da NASA, que acredita que formas de vida semelhantes poderiam ser encontradas em Marte.

4 - Capadócia

Fonte da imagem: Reprodução/Maria Luciana Rincón y Tamanini
A Capadócia, localizada na Turquia, se tornou um destino muito popular nos últimos tempos, embora exista há milhares e milhares de anos. As incríveis formações rochosas do local foram criadas pela combinação de gigantescas erupções vulcânicas que cobriram a região com cinzas e a ação do vento e das chuvas que, através da erosão, foram esculpindo as formas únicas de suas rochas.
No entanto, esse local fantástico traz uma combinação de formações naturais e outras criadas pelo homem, já que existem incontáveis cavernas, igrejas e casas que também foram esculpidas por toda a região.
Comentários
0 Comentários